Como fazer cabelo parar de quebrar?

Antes de tomar alguma providência para tentar frear a quebra dos cabelos, é importante diagnosticar o que causa os fios quebradiços, pois só assim é possível proceder com o tratamento adequado. Caso contrário, as medidas que venham a ser tomadas podem até agravar o problema. E, além das várias razões que ocasionam a quebra dos fios — razões estas que podem ser de ordem mecânica, física ou química — também são vários os tipos de quebra — as que ocorrem somente na frente, as que ocorrem em todo o cabelo, as que ocorrem somente nas pontas, entre outras — sendo que cada uma demanda um tratamento diferente.


Como impedir a quebra dos cabelos. Tratamentos para cabelos quebradiços


Motivos da quebra dos cabelos

Uma das principais causas dos cabelos quebrados é a química dos produtos capilares. As razões para isso são inúmeras: uso de produtos inadequados, má administração dos produtos por parte dos cabeleireiros (ou mesmo das pessoas que tentam fazer tratamentos caseiros), falta de cuidados (como hidratação) após a utilização de determinados produtos.

Para resolver problemas dessa ordem, a recomendação básica, a princípio, é deixar o cabelo com pH em torno de 3,5 e 4,5 (o que é um pouco abaixo do normal, que fica entre 4,5 e 5,5), buscando deixá-lo menos poroso. O cabelo quebradiço tem, normalmente, pH entre 12 e 13, e, mesmo depois de lavado com shampoo e condicionador, ainda fica em torno de 7.

Mas como baixar o PH do cabelo? Existem linhas de produtos com essa finalidade, que podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas em cuidados capilares. Tratam-se de shampoos e cremes levemente ácidos. Aliás, já que a acidez é capaz de baixar o pH dos cabelos, há quem use vinagre para tal fim. (mas cuidado: antes de começar a lavar os cabelos com vinagre, peça a opinião de um cabeleireiro de confiança)

Além da redução do PH, outro procedimento que auxilia na redução da quebra dos fios é a cauterização a frio, a qual provê força aos cabelos, fornecendo-lhes proteínas, aminoácidos e outros nutrientes necessários para a saúde dos fios.

Aliás, essas duas dicas devem ser entendidas como uma só. Tanto o creme para reduzir o pH como a cauterização não conseguem, sozinhos, impedir a quebra dos cabelos. É preciso um "esforço conjunto".

Outra dica importante é evitar molhar os fios continuamente, visto que o pH da água fica em torno de 7, prejudicando, portanto, a acidez natural dos cabelos.


•••

Para mais informações sobre cabelos, acesse o blog Cabelos e Sonhos.


Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!