Tioglicolato de Amônia

Tioglicolato de amônia (ou amônio) é um dos compostos químicos mais utilizados em produtos para cuidados capilares, principalmente os relacionados a relaxamento e alisamento.

Carinhosamente chamado de "tio" por profissionais do ramo, o tioglicolato de amônia é fruto da mistura de hidróxido de amônia e o acido tioglicólico. Pela presença do primeiro, há quem chame o tioglicolato simplesmente de "amônia", o que causa temor em algumas pessoas, por acreditarem que a amônia é uma "química muito forte". Não sabem, no entanto, que existem produtos muito mais nocivos à saúde dos cabelos, mas que, mesmo assim, são usados por aí sem tantos cuidados como os que são tomados com relação à amônia.


Tioglicolato de amônia onde comprar


Para todo composto químico utilizado no cabelo, é necessária a aplicação de uma substância neutralizadora. No caso do tioglicolato de amônia, o mais comum é que se utilize peróxido de hidrogênio, a famosa água oxigenada.

Ainda no que se refere às reações químicas entre diferentes compostos, vale ressaltar que o "tio" não é compatível com nenhum hidróxido, tampouco com hene. Sendo assim, cabelos relaxados ou alisados com tioglicolato de amônia não poderão sofrer relaxamento com hidróxidos (ou o contrário). Portanto, se você quiser realizar algum tipo de relaxamento incompatível, terá que esperar o cabelo crescer e ir cortando aos poucos para retirar o outro composto químico antes.

Se não seguir essas dicas, é bem provável que os cabelos comecem a quebrar, aí não restam outras alternativas se não aprender como fazer os cabelos pararem de quebrar e como fazer os cabelos quebrados crescerem.

Força do tioglicolato

A ação do Tioglicolato possui forças que vão da suave até a resistente. A escolha da força deve ser feita por um profissional com base na análise e diagnóstico do teste da mecha de cabelo.

Suave: é a força mais indicada para cabelos sensíveis ou descoloridos
Natural: ideal para cabelos que contenham até 1 aplicação de coloração
Resistente: indicada para fios naturais e grossos

Cuidados com a aplicação de tioglicolato de amônia

A amônia não pode, em hipótese alguma, ser misturada a outros produtos, como cremes, shampoo, defrisante, queratina etc., sob risco de ter sua eficiência prejudicada ou, na pior das possibilidades, sofrer uma reação química com outro composto, resultando em um novo composto que pode causar danos à saúde dos fios ou do couro cabeludo.

Pré-alisamento:
• realize o teste de mecha com uma semana de antecedência, de modo a garantir que o cabelo esteja sadio o bastante para suportar o alisamento
• fuja de profissionais que querem marcar o procedimento sem fazer uma avaliação cuidadosa dos seus cabelos
• se o plano é fazer mechas e alisar, faça o alisamento primeiro
• corte os cabelos antes de alisar e deixe 1cm na ponta sem alisamento, de modo a conferir maior naturalidade às madeixas
• realize uma lavagem com shampoo de limpeza profunda, mas dispense produtos com pH superior a 6

Pós-alisamento:
• você pode fazer mechas e utilizar coloração com oxidante de até 30 volumes
• também pode reprocessar os fios que não alisarem totalmente, mediante novo teste de mecha
• não mude a cor dos cabelos com muita frequência
• não faça clareamento global
• não abuse banhos de piscina e mar
• não use produtos com aminoácido de seda e CyclomethiconeDimethiconol, pois tais compostos estimulam a formação de ondas
• não prenda fios molhados, tampouco deixe o cabelo preso diariamente

Tioglicolato de amônia X Guanidina

Guanidina (ou hidróxido de guanidina) é um composto bastante utilizado para a realização de alisamento capilar. É uma dúvida comum no ramo se a guanidina é compatível com a amônia. A resposta, como já apontamos acima, é não, uma vez que o tioglicolato de amônia não é compatível com nenhum hidróxido.

Tioglicolato de amônia na gravidez

Estudos recentes têm indicado que é melhor evitar o uso de quaisquer produtos químicos nos cabelos durante a gravidez e amamentação, incluindo aí o tioglicolato de amônio. Embora os estudos não sejam conclusivos, é bom não arriscar, né?

Marcas de tioglicolato de amônia

Esse composto está presente na maioria das marcas famosas de escova progressiva, dentre as quais podemos citar L'oréal X-Tenso, Sphera, Schwarzkopf, Inoar (alisamento marroquino), Wellastrate, Wellin, Wella Chic, Zen, Matrix Opti Smooth e Embelleze.

Onde comprar tioglicolato de amônia

O composto para alisamento capilar pode ser comprado na maioria das lojas especializadas em produtos para os cabelos, inclusive pela internet, em sites como o belezanaweb.com.br e o infinitabeleza.com.br. Outra possibilidade é comprar no Mercado Livre, o maior site de comércio online do Brasil, onde você pode realizar uma pesquisa pelos melhores preços de tioglicolato de amônia:

Comprar Tioglicolato de Amônia no Mercado Livre


•••

Com informações de Eu Amo Cabelo e Cabelos e Sonhos.


Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!