Como parar de roer as unhas

Como parar de roer. Quero parar de roer as unhas. Causas



Parar de roer unhas envolve bastante disciplina e força de vontade. Isso porque esse hábito é compulsivo.

De acordo com psicólogos, essa mania de roer as unhas - cientificamente chamada de onicofagia -, na maioria das vezes, funciona como uma espécie de alívio inconsciente para sentimentos como ansiedade e insegurança. Ccostuma começar na infância e pode se estender por toda a idade adulta, sendo comum em homens e mulheres.

Além de deixar as mãos feias, o ato de roer as unhas facilita a entrada de várias bactérias no organismo humano. Os "roedores" também ficam suscetíveis a contrair micoses nos dedos.

Dicas para parar de roer a unha

Meninas podem manter as unhas com esmaltes coloridos - o que costuma funcionar como um lembrete de que elas não poderão roer as unhas. Outra alternativa é usar esmaltes que tenham sabores amargos.

Passar óleo de oliva ou óleo secante para esmaltes também pode funcionar, já que estes óleos amolecerão as unhas e dificultarão o ato de roer. Unhas postiças ou de porcelana também podem ser utilizadas.

Outra dica é colocar pimenta na unhas, de modo que quando você roê-las sua boca ficará ardendo. Isso causará um condicionamento de comportamento estimulando você a parar.

Enrolar as pontas dos dedos com esparadrapos também funciona.



Fontes: Yahoo! Respostas e Johnson & Johnson.

Receba por e-mail